Hoje faz um mês que desembarquei em terras paulistanas, a primeira viagem ao centro econômico do país à vera, pois, da outra vez que eu fui, passei apenas um dia. E é uma cidade gigante, uma verdadeira metrópole mundial. Eu estava devendo um texto sobre esta viagem, pois o farei agora.
Como o título explana, São Paulo é uma cidade que o mundo cabe nela, assim como outras metrópoles como Londres e Nova Iorque. É uma diversidade cultural gigante e apaixonante, principalmente a gastronomia. Desde a culinária oriental do bairro japonês da Liberdade até mesmo um shopping com coisas Italianas, o Eataly, passando pelo churrasco argentino e o pagode brasileiro, tudo isso foi vivenciado por mim e por meu irmão em SP.
A culinária japonesa é muito mais do que sushis e sashimis, me surpreendeu ir na Liberdade e comer prato quente, no caso o lamen, uma sopa com repolho e carne, uma delícia, coisa que nunca tinha ouvido falar. Também gostei do Shopping italiano, o Eataly, onde se encontra muitos produtos importados da Itália, também há uma excelente parte de alimentação típica deste país que tem laços tão próximos do Brasil.
Fomos ao famoso mercado municipal, saímos de lá lotados de tanto comer os sanduíches famosos de mortadela e carne seca, uma mistura de Brasil, Itália e Portugal (por causa do pastel de Bacalhau), riquíssima e muito boa de se experimentar. Perto de lá, tem a maior região de comércio popular do Brasil, a rua 25 de Março, que é uma loucura mesmo, pessoas passando no meio dos carros abarrotadas de compras.
Os bares da Vila Madalena com sua musicalidade e pluralidade de estilos, além de comida e bebida fartas é um diferencial dentro da capital paulista. Os amantes do futebol como eu, são presenteados com o Museu do Futebol no Pacaembu, um museu que está localizado debaixo das arquibancadas do estádio que conta a história do esporte mais popular do mundo no Brasil. O Pacaembu ainda é um estádio raiz, com arquibancadas de cimento, sem as modernidades das novas arenas como o Mineirão e o Independência em BH. Para finalizar o texto, gostaria de agradecer a companhia do Meu Irmão nesta aventura paulistana e também, expor a minha felicidade ao conhecer pessoalmente o meu irmão virtual, Gabriel, depois de 13 anos de amizade pudemos nos encontrar e passamos momentos agradáveis e de quebra conheci a companheira de torcida pelo Chelsea, a Carol, companheira do Gabriel. Que seja o primeiro de muitos encontros com vocês, casal louco por futebol.