Férias europeias

Igreja do SEnhor das Pedras em Gaia, a imagem minha em Portugal

Muitos de vocês acompanharam através do Instagram Rolezinho Acessível, a minha estadia em terras lusitanas em umas férias especiais. Porém, ainda falta as minhas impressões sobre o país que descobriu o pais de maneira mais profunda, então este texto eu farei isto com minhas impressões.

Antes de começar o texto, é preciso contextualizar, não foi a primeira vez que eu saí do Brasil para ir ao continente europeu, mas esta primeira vez foi quando eu tinha 13 anos no longínquo ano de 2001 quando fui ao Santuário de Lourdes. E em 22 anos, o mundo mudou muito e me transformei em adulto, por isso foi praticamente a primeira vez que saí do país em situação de curtir e férias.

O ponto de partida deste meu texto é a beleza europeia das cidades. Fomos a várias cidades como Lisboa, Porto, Sintra, Aveiro e Braga e são cidades icônicas, cada uma com sua beleza própria. Em quesito beleza, nada supera o por do sol numa igreja encravada na areia da praia, chamada Capela do Senhor da Pedra. Foi uma das paisagens mais incríveis que já vi em minha vida, de tirar o folego. E para terminar esta parte, achei Porto mais bonita que Lisboa, mais aconchegante.

Como é Europa, a Infraestrutura é invejável, nesta viagem andei de trem, Metrô, ônibus e carro. Os trens que ligam as cidades próximas são semelhantes ao nosso arcaico metrô de BH. As estradas de Portugal tem sinal de internet 5G em toda a sua extensão, uma  coisa que parece distante aqui no Brasil, assim como a  qualidade das estradas com nenhum buraco na rodovia. Metrô liga praticamente toda a cidade, como no Estádio do Dragão, do Futebol Clube do Porto,  onde visitei e fui de metrô.

E O bacalhau é diferente mesmo? Você está perguntando e digo é sim, experimentei todos os tipos de bacalhau, na brasa, assado no forno, com nata, um creme de leite, com batata portuguesa, cozido. É bem gostoso. Vinhos com qualidade e baratos, especialmente nos supermercados. Até a cerveja é boa e barata lá em Portugal, como estava muito quente, bebi mais cerveja do que vinho. Os preços lá em Portugal são mais em conta que aqui no Brasil, culpa da alta carga tributária em nosso país.

Mas nem tudo foi bom em Portugal, o português, alguns deles, não trata bem o turista, especialmente, os brasileiros. São grossos e sem paciência por natureza, claro que tem uma minoria bem receptiva. E a colônia brasileira é gigante no País que nos descobriu, encontrei vários brasileiros que tentam ganhar a vida na Europa. Mas digo uma coisa, não trocaria o Brasil para viver em Portugal, pois, a condição de trabalho aqui no Brasil é muito melhor que na Europa e sem contar os riscos de sofrer preconceitos.

Resumo: Portugal é bonito, mistura história, fé e belezas naturais, vale a pena ir lá para visitar e tem o português que ajuda na comunicação. Gostei da viagem e  das coisas que vi, espero voltar lá algum dia.

Esta entrada foi publicada em Experiências e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta para Férias europeias

  1. Nadia Santos disse:

    Em Portugal a gente se sente em casa, né? Maravilha acompanhar suas histórias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *