A aproximação Lula e Trump

Tem anos que não escrevo sobre política neste espaço, mas uma coisa vem chamando a atenção nestes últimos tempos. A aproximação de dois atores tão antagonistas ideologicamente e que já trocaram farpas no passado, no caso o Presidente do Brasil, Lula, e o Presidente dos EUA, Trump.

Esta aproximação até mês passado era inimaginável e muito improvável. O brasileiro representa a esquerda mundial e o americano, a extrema direita, e apoiador do rival de Lula, Jair Bolsonaro. Este ano, Trump colocou o famigerado tarifaço com produtos brasileiros que onerou alguns produtos nos mercados Americanos. Este tarifaço foi feito baseado na “falta” de liberdade de expressão no Brasil, muito feito em cima das decisões controversas de Alexandre de Moraes no STF.

Mas esta aproximação tem um viés pragmático. Longe de achar que Lula e Trump vão virar companheiros, mas dentro de uma conjuntura internacional, a inflação dentro dos EUA por causa do tarifaço imposto por Trump e a economia do Brasil, que vê os EUA como seu segundo parceiro comercial, só atrás da China.

Esta aproximação vai ser boa para ambos os lados, a chance dos preços caírem nos EUA, ajudando na popularidade de Trump, e pro Brasil que vê os EUA como um porto seguro para a vida econômica. Vamos ver o que vai dar as próximas conversas desta aproximação improvável. O que você acha? Comente

Esta entrada foi publicada em Política e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas para A aproximação Lula e Trump

  1. Márcia Elizabeth Ferreira de Azevedo disse:

    Também acho que essa aproximação vai ser benéfica para ambos os países , e que Trump só está se aproximando de Lula agora porque tem interesses no Brasil, especialmente no mercado econômico.

  2. Luzmarina disse:

    Espero que o Brasil continue com sua política soberana. Nenhum país deve impor sanções aos outros para tentar mudar estruturas institucionais do outro. Cada país é soberano com as leis e instituições. Viva o Brasil soberano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *