
Os negros em nosso país sofrem a uns 400 anos, desde que vieram da África para serem escravos nas plantações de açúcar e depois nas minas de ouro. E a abolição tardia e errada da escravatura em nosso país deixa marcas em nossa sociedade até os dias de hoje, com o preconceito e a dificuldade dos negros em progredir na sociedade.
Heróis das pessoas negras como Zumbi dos Palmares e Luis Gama, advogado negro no século 19, devem ser lembrados como exemplos de resistências e de progressão na vida, mesmo em uma sociedade que diminui estas pessoas só por elas serem negras.
Se injúria racial e racismo são crimes todos nós sabemos, mas existe outro tipo de racismo muito pior que é o racismo velado. A sociedade não trata os negros como os brancos, tanto nas oportunidades como no salário, assim como a mulher. Esse racismo veio de uma abolição, onde os escravos foram libertos, mas jogados as traças, sem qualquer mecanismo e interesse dos governos em querer incluí-los na sociedade. Este erro foi o formador das favelas e da visão que a nossa sociedade tem destas pessoas até os dias de hoje.
Estamos nos esforçando para dar a essa população a igualdade que elas merecem, mas o caminho é longo e árduo, talvez nossa geração não veja negros ocupando posições como os brancos. E viva a diversidade racial.