O novo trabalho

Home office, o novo trabalho do mundo

Na data em que escrevo este texto, completa-se 98 dias que estou realizando o home office, por causa da pandemia do novo Coronavirus. Eu e milhões de pessoas estamos experimentando esta nova forma de trabalho, o trabalho remoto, algo que veio para ficar mesmo quando a pandemia passar. Quais as vantagens e desvantagens? Vou destrinchar minhas opiniões e sensações com 3 meses trabalhando de casa.

O trabalho remoto só é possível, obviamente, graças ao avanço da tecnologia e da criação de mecanismos que facilitem esse trabalho. Reuniões, videoconferências, divisões de tarefas podem ser feitos da casa dos trabalhadores, graças a aplicativos como Zoom, Skype, Whatsapp e Teams, entre outros, não precisa mais estar na cidade ou país para se trabalhar com eficácia.

Com o trabalho em casa, o trabalhador ganha em qualidade de vida, o fato de acordar mais tarde, não precisar passar pelo stress do transito nas grandes cidades, o contato maior com sua família, até a questão da roupa de trabalho, são um ganho para o trabalhador. Para a empresa também há ganhos, com o trabalho remoto, alguns encargos como vale-transporte, vale-refeição, deixarão de ser necessários, reduzindo os custos das empresas, principalmente escritórios e empresas administrativas. Até os cafezinhos deixarão de ser um custo para a empresa.

Como nem tudo é vantagem, temos algumas desvantagens que já se percebe nestes novos tempos, com a distancia dos trabalhadores e o contato presencial inexistente, as pessoas podem perder o vínculo de união que alguns necessitam para realizar bem o seu trabalho. As pessoas vão ficar mais infelizes, principalmente, aquelas que moram sozinhas. As empresas, creio eu, precisam estabelecer alguma forma de manter o vínculo afetivo com o trabalhador.

O trabalhador ganha em qualidade de vida, mas pode perder também, com o trabalho sendo realizado em casa, acabou aquilo de hora programada para se deixar o trabalho. O trabalho pode aparecer desde as 5h da manhã até as 10h da noite, podendo deixar o trabalhador mais estressado do que se tivesse na sede trabalhando.

Mesmo com essas coisas, a produtividade, graças a essa qualidade de vida que o trabalho remoto proporciona, tem aumentado. As coisas estão fluindo mais fáceis no mundo corporativo, mesmo com a crise financeira causada pela pandemia.

O novo trabalho interfere até na área da saúde, onde as terapias podem deixar de ser presenciais, a consulta remota é algo muito utilizada na medicina e especialmente na psicologia. A pessoa do Rio pode ser atendida por uma psicóloga de Manaus graças a estas novas ferramentas de comunicação, mudando para sempre a psicologia.

E os amigos do Blog, o que acham, deste novo trabalho? Se estão fazendo? Deixe sua opinião.

Esta entrada foi publicada em Cotidiano e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

6 respostas para O novo trabalho

  1. Rogerio disse:

    Léo, acho que o home office veio para ficar. É um movimento que nao tem volta. Li uma matéria hoje, 08.07.2020, que o BB está estudando manter 30 p.p. de seus “colaboradores” (funcionários) em home office. Quanto à perda de contato físico, faz parte da tecnologia. O homem tem mais recursos tecnologicos, mas está cada vez mais sozinho. O que vale hoje são as curtidas, os seguidores, os amigos virtuais. Com ou sem pandemia.
    Abr

  2. Judith Maria Martins de Lucena disse:

    Olá, Léo!
    Concordo com os benefícios do trabalho remoto, mas na área da educação tenho tido dificuldades em assimilar a distância entre alunos e professores, principalmente para professores de crianças da educação infantil e séries iniciais que precisam tanto da empatia e vínculo para o fluir das aprendizagens. São novos tempos! Resiliência… Paciência… Fé… Sairemos melhores com tudo isso!

  3. Vicente Orani Gomes disse:

    Léo
    Tenho lido suas matérias de vez em quando, ou quando vc me manda.
    Acho matérias muito bem escolhida.
    Parabéns por esse don que Deus lhe deu. Vá em frente

  4. Luan Borges disse:

    Boa matéria Léo!!
    Para empresas é mais vantajoso.
    O trabalho tem que ter disciplina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *