
O mundo vive uma pandemia com sequelas praticamente irreversíveis. Depois do COVID-19, o planeta será outro sem sombras de dúvidas. Cabe a nós, saber aproveitar as consequências desta crise mundial para crescermos como pessoas. Eu sou daqueles que sempre tiro coisas positivas das coisas ruins que acontecem no mundo. Vamos a elas, o que podemos aprender com a crise.
1. Guardar dinheiro
Se você é gastador, gosta de gastar dinheiro a vontade, nunca economizou, você, certamente, está passando aperto nesta crise. O mundo está pedindo controle financeiro e as pessoas que já tem reservas financeiras sentirão menos os efeitos da crise econômica que já está atingindo em cheio a economia mundial. Então, quando a crise passar, as pessoas terão que aprender a economizar dinheiro para crises futuras.
2. O senso de solidariedade e coletividade
Este senso, o mundo vinha perdendo aos poucos, devido a tecnologias e ao mundo consumista. As pessoas estavam sendo cada vez mais, individualistas, não pensando no coletivo e sim apenas em seus próprios interesses. Claro que há pessoas que ainda tem esse senso apurado e ajudam as pessoas mais necessitadas. Mas diante da crise devemos reaprender a pensar no outro, temos que dar a nossa contribuição para nos tornarmos mais coletivos e ter um mundo coletivo.
3. Valorizar a família
Ainda nesse aspecto da coletividade. O período que estamos passando em isolamento social, muitos estão sentindo falta de um contato mais próximo as suas famílias, por isso, a partir da crise, podemos valorizar mais a família, tanto de sangue como de coração, os amigos que são a família que escolhemos.
4. Ter gratidão
A gratidão é algo tão difícil nesses dias de hoje, as pessoas mais reclamam que agradecem. O mundo está tão individualista e tão corrido que deixamos de agradecer cada momento que vivemos. Esta parada vai servir para podermos aprender a agradecer cada momento que vivemos até os ruins, pois podemos aprender muito nas tragédias pessoais e coletivas a sermos uma pessoa melhor.
5. O Senso de Higiene
Este senso, no qual me incluo, tem faltado no mundo. As pessoas. mesmo podendo, tendo condições financeiras para isto, não se cuidam como devido da sua higiene pessoal, muitos tem preguiça ou o mundo fica tão corrido, que acabam esquecendo de fazer coisas básicas, como lavar as mãos, escovar os dentes e outras coisas, que levam a doenças. E para aquelas que não tem condições de ter o básico, cabe aos governos criarem condições para que as pessoas tenham acesso a produtos de higiene.
6. Procurar mais a Deus
Independente da sua religião, este momento de isolamento serve para que a gente tenha mais orações, um momento com Deus. A religião é uma forma de conforto para os nossos problemas e no momento que estamos, um problema mundial, que pode acarretar em outros problemas, é importante rezar para que possamos passar e depois dele continuar buscar mais os ensinamentos de Deus, independente da religião que se tem.
Se você tem algo que possa completar esta lista, por favor, comente abaixo ou então pode me mandar mensagem no Whatsapp, Facebook. E no mais fique em casa, siga as orientações das autoridades de Saúde. Terão outros textos nos próximos dias sobre o Coronavirus, aguardem.
Gratidão pela partilha, Leo !
Sinto que o ciclo atual, provocado pelo corona vírus, vai nos impulsionar a olhar mais dentro – melhorar a relação com sigo mesmo e consequentemente com os demais… Reforçando a integração planetária e a Unidade de tudo!
Adorei o texto, vou acompanhar o site ! Abraços